Cuidados a ter com os animais!

by - sábado, outubro 10, 2015

Trago-vos um post diferente do habitual. Quem me conhece sabe que adoro animais e que se pudesse tinha muitos animais em casa. Mas e como cuidar deles? Que dicas podem ser uteís para cuidares ainda melhor dos teus amigos? Queres adotar um e não sabes o que fazer? Este post é mesmo pra vocês :)




Os animais são conhecidos como os grandes companheiros dos Homens. E nesta frase concordo plenamente. Tenho dois gatos e não vivo sem eles, são os meus companheiros e os meus fieis amigos.
Ter animais envolve ter cuidados especiais desde a alimentação até ao tratamento de pulgas. É verdade que não é algo que tenha um custo pouco elevado, mas se queremos ter um animal temos de cuidar dele. É nossa responsabilidade cuidar dos nossos melhores amigos.



Como podes cuidar do teu animal?

-Levar ao veterinário: assim como precisamos de fazer uma exame de rotina os animais também precisam;



-Tosquia e unhas: É necessário ter em atenção que os animais também sentem calor por isso é necessário cuidar dos pelos dos animais. As unhas não são menos importantes pois quando muito grandes podem magoar o próprio animal;





-Dar banho: O banho é uma questão importante para a higiene dos animais. Já ouvi dizer que não se deve lavar os cães, mas na minha opinião acho que o banho é muito importante. Principalmente pela sua pele ser coberta de pelo o que pode acumular bactérias, micróbios e sujidade.



-Carinho, atenção, amor e brincadeira: Estes são aspetos essenciais para a saúde dos animais. Vamos ser sinceros quem não adora dar beijinhos e abraços aos gatos e cães?





- Comida adequada: Assim como um bebé come papa e um adulto come comida sólida, a alimentação dos animais precisa ser adaptada a eles. Devemos também colocar água fresca para os nossos amigos.




- Recipientes de comida: Devem ser limpos e desinfectados para não haver uma acumulação de bactérias que podem dar origem a bichos que causam infecções e outros problemas.



Se pusermos em prática estes pontos o nosso animal vai ser um animal feliz!
E tu que estás a pensar mas eu não tenho um animal, mas queria muito!

Vou te dar uma dica: Não compres animais! No canil local, lojas de animais ou até mesmo em veterinários costumam doar animais. Existem animais tão lindos que precisam duma familia. Adotem! 

Vou vos deixar aqui algumas associações na ilha que se preocupam com os animais. Se tiverem alguma dúvida podem perguntar a eles e sei que terão todo o gosto em responder-vos!



Cantinho dos Animais*


Animais de Rua *
















Canil de Ponta Delgada*


Espero que este post vos ajude em como cuidar dos vossos patudos. E não se esqueçam em vez de comprar adotem um animal! Todos merecem uma família, amor e carinho.




XOXO



You May Also Like

2 comentários

  1. Quanto ao banho de facto não é aconselhado, mas de forma pontual não tem problema.
    Obrigada por este artigo cívico, um grande bem.haja.

    ResponderEliminar
  2. UM DOS MELHORES POSTS QUE JÁ VI!
    Opa a sério irrita me tanto aquelas pessoas que pensam que ter animais é "fácil" , que é so estalar os dedos, mas esquecem se de todos os tratamentos que têm de ter com eles ! Este post é magnifico para mostrar às pessoas como isso é !

    Beijinhos ❤
    http://oolhardamarina.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar