#Regresso às aulas: Dicas para um bom ano letivo

by - segunda-feira, setembro 04, 2017

Olá! Sei que andei desaparecida e sem dar notícias neste nosso cantinho, mas com o final das aulas e o inicio do Verão e do meu estágio não consegui atualizar o blog.
No entanto, não poderia deixar de voltar em força com uma semana com vários posts sobre o regresso às aulas! Estão preparados? Vamos a isso!!





Apesar de ficarmos habituados às mudanças e às novas etapas dum novo ano letivo, vamos encontrar sempre algo novo nesta nova rotina. Por isso este post está carregadinho de dicas para começarem bem este ano!

- Aproveitar ao máximo o tempo em que estás a estudar

Sei que muitos de vocês não gostam de estudar e muito menos da escola. Eu também pensava assim. Mas depois de estar um ano em casa, de ter entrado no mercado de trabalho e depois ter voltado a estudar, fez-me ver o quão bom e importante é estudar.
Aprender não deve ser feito por obrigação por isso procura um curso e/ou cadeiras que te vão fazer ficares empolgado com o que aprendes.
Acredita que vais querer voltar a ter aulas depois de estares a trabalhar (I know the feeling).



- Organiza-te

Este é um campo que todos os anos tento melhorar. Não sou a pessoa mais organizada do mundo, admito, mas tento pelo menos ter os meus cadernos bem organizados para poder estudar melhor.
Uma dica muito simples que vos dou é escreverem sempre a data da aula, para depois ser mais fácil procurarem a matéria da primeira e da segunda frequência (ou testes).
Ter um calendário de testes é essencial. Usa a tua agenda, ou mesmo no telemóvel. Mas marca sempre tudo para não te esqueceres de nenhuma avaliação importante.





- Material escolar

Procura ter material que se adeque às tuas necessidades. Por vezes é melhor ter um caderno para tomar nota em todas as disciplinas e um dossier para fazer resumos para estudar. Seja qual for o teu método procura fazer isso de forma a que percebes o que tens de estudar, como e sobre o que tens de estudar. Isso vai te aliviar e muito nos dias em que tens de por tudo em ordem.
Usa canetas coloridas, marcadores fluoroscentes, post its para te ajudar a fixar os pontos principais dos teus resumos.


- Apontamentos e resumos

Tenta perceber qual a melhor forma de estudo para ti. Há quem goste de fazer esquemas, textos ou apenas sublinhar. Eu gosto de fazer uma espécie de pergunta e escrever a minha resposta, no entanto há cadeiras em que isso não é possível. Por isso tenta experimentar várias formas até conseguires encontrar aquela que se adequa mais a ti e à tua forma de estudo.
Tenta ser o mais objetivo e simples possível, assim não te vais enganar!






- Ler, Ler e Ler

Na universidade as nossas aulas são baseadas em livros o que nos deixa com uma bibliografia enorme. E é muito importante ler a bibliografia recomendada. Se não conseguimos apanhar algum pormenor nas aulas, a leitura da bibliografia vai nos ajudar a resolver essas lacunas.




- Estudar e rever matéria

Para além de ler a bibliografia é bom termos em atenção o que damos nas aulas. Fazer um pequeno resumo ou uma breve leitura do que foi dado na aula do dia vai ajudar a ver se entendemos bem a matéria, se tivermos dúvidas podemos perguntar na aula seguinte e, quando estudarmos, vamos fazer os apontamentos mais rápido porque já entendemos a matéria.


Sei que não é fácil por isto tudo em prática, até eu acho dificil, mas se tentarmos a cada dia melhorar nesses aspetos vamos conseguir ter melhores notas e vamos ganhar gosto por estudar.


Espero que tenham gostado deste post! Se tiverem alguma dica deixem nos comentários abaixo. Esta semana vão sair mais uns posts interessantes, por isso sigam a nossa página no facebook e o no instagram para saberes quando está disponível!



XOXO






You May Also Like

1 comentários